Se você está pensando em começar um negócio já deve ter uma boa ideia sobre os custos que terá que arcar muito antes da abertura oficial (inauguração) do seu negócio. Do aluguel do ponto, à contratação de funcionários, reformas, mobiliário etc, tudo é caro e burocrático. Lojas físicas são importantes para seu negócio, sem dúvidas, mas para começar, que tal abrir uma loja virtual primeiro? Neste post vamos então conhecer as vantagens de vender por uma loja virtual?
Com a pandemia do coronavírus e o isolamento que foi imposto à sociedade, muitos consumidores, que ainda não tinham o hábito de fazer compras online, passaram a adquirir produtos de diversas categorias desta forma, por sua rapidez e praticidade. Assim, até quem já tinha um negócio consolidado, mas não estava presente no mundo das vendas online, precisou se adaptar para atender à uma demanda (que embora já existente), se intensificou e muito na quarentena e, ao que tudo indica significará uma mudança definitiva nos hábitos de consumo da população. Desta forma, a loja virtual se consolida como o meio definitivo para fazer negócios, não podendo, de forma alguma, ficar de fora de suas estratégias de negócios. Mas vamos ver os porquês de uma loja virtual ser tão essencial:
Baixo Investimento Inicial
principalmente para pequenos negócios, o baixo investimento inicial de uma loja virtual pode ser muito atrativo. Com um custo menor no início, seu negócio pode começar a dar lucro muito mais rapidamente. Pesquise com cuidado e escolha bem a plataforma para sua loja, não se esquecendo que para ter sucesso na internet investir em Marketing Digital é fundamental. Reserve uma parte de seu orçamento para esta finalidade.
Funcionamento 24 Horas Por Dia
sem se preocupar com maior número de funcionários e carga de salários, seu negócio fica aberto 24hs por dia, 7 dias por semana, uma vez que não há necessidade de aumento de estrutura para esta abertura em tempo integral. Isso economiza recursos e você não precisa se preocupar com escalas, revezamentos e absenteísmo de colaboradores. Durante o final de semana, enquanto sua equipe descansa merecidamente, sua loja continua fazer negócios por você.
Entrega em Qualquer Lugar do Brasil (E Até Fora do País)
com uma loja virtual não há limites geográficos para suas vendas. Atente apenas que é necessário usar um serviço confiável de entregas como transportadoras particulares, por exemplo, para evitar falhas e atrasos na chegada do pedido do cliente.

Infraestrutura Minimalista
inicialmente seu estoque pode ficar em um local que seja mais conveniente para você, podendo ser até em sua própria casa, caso seja possível. Isso gera economia e praticidade até sua loja se tornar maior e demandar mais investimento em estoque físico. É possível trabalhar, em alguns casos, sob demanda, o que faz com que nem a necessidade de estoque exista. A cada venda o fornecedor te repassa apenas aquilo que foi comprado pelo cliente.
Acompanhamento Preciso de Todos Os Aspectos do Negócio
as ferramentas digitais geram relatórios precisos de tudo que acontece no seu negócio e podem ser monitoradas a todo o tempo: do perfil do cliente que a visitou e efetivou compras, aos números propriamente ditos (vendas, carrinhos abandonados, tipo de produto mais vendido etc). Sabendo analisar suas métricas você tem controle absoluto do que acontece em sua loja e pode tomar decisões mais assertivas, como por exemplo, o momento de reposição de mercadoria, lançamento de promoções etc, bem como se comunicar mais efetivamente com seu cliente.
Integração Instantânea Com Outros Canais Digitais
quem está no digital já está integrado a todos seus outros canais como blog e redes sociais (Instagram e Facebook, por exemplo). Você pode e deve se aproveitar de toda esta rede de conteúdo que se produz para alimentar estes canais para mostrar mais sobre seus produtos, sua história, valor, fazer ações de marketing etc. Isso gera tráfego e faz com que mais consumidores saibam de sua marca de forma orgânica.
Melhores Oportunidades de Relacionamento com o Cliente
desde o oferecimento de diversas formas de pagamento para a comodidade do cliente até o suporte em tempo real, por meio de ferramentas como Whatsapp ou Chat, você pode interagir e se relacionar com seus clientes de forma mais rápida e prática. Tirar dúvidas, sugerir produtos e fazer um bom pós-venda são formas de relacionamento que reforçam a reputação de sua marca e criam uma boa imagem na internet para sua loja. Não se esqueça que vivemos a era da experiência, o que significa que não basta apenas fazer seu trabalho bem feito como ser transparente, ágil na venda e entrega, é necessário ir além e fazer com que o cliente se sinta parte do processo, assim um bom relacionamento é fundamental para mantê-lo sempre de volta em sua loja.
Concluindo
não importa o tamanho do seu negócio, não ter um e-commerce hoje é certamente deixar de aproveitar muitas oportunidades, pois ele vem para agregar ao seu negócio e até à sua loja física, se você já tiver uma. Vender apenas pelas redes sociais não passa profissionalismo a seus clientes e também não te ajuda a crescer.
Agora que você já sabe todas as vantagens de ter uma loja virtual, conte com nossa expertise para te ajudar a realizar o seu projeto de forma simples e objetiva. Entre em contato!