Com certeza você já ouviu falar do Pinterest, certo? Ele é considerado por muita gente como uma rede social, porém a própria empresa enfatiza que sua missão não é esta e que seu propósito é ser uma plataforma de descoberta visual, um buscador de inspirações para as pessoas, para fazê-las se sentirem bem. O Pinterest até tem um viés de social media (pois há métricas como engajamento e compartilhamento em seu Analytics) mas seu objetivo não é o de relacionamento entre os usuários, para o Pinterest a experiência que ele proporciona é muito mais um momento do indivíduo com ele mesmo, tanto que notícias negativas, discussões políticas ou fake news não têm espaço por lá. Entenda, então, como funciona o Pinterest para negócios.
Sua empresa já está no Pinterest?
Se você ainda tem dúvidas se vale, ou não, à pena estar presente no Pinterest aqui vão alguns números para te convencer que sim, vale bastante à pena marcar presença do seu negócio nesta plataforma: são mais de 335 milhões de usuários mundiais ativos todo mês e o Brasil é a segunda maior audiência, atrás apenas dos EUA. Ou seja, o potencial em nosso país é altíssimo, atingindo diversas faixas etárias, em um público que é de 2/3 feminino. Então, independente do que as pessoas estejam buscando, sua marca pode ser a solução para elas. Pesquisas da plataforma mostram que 8 entre 10 pessoas já compraram uma marca que descobriram no Pinterest. Portanto, estar presente nesta plataforma pode fazer com que você seja descoberto por novos públicos, o que gerará ótimas oportunidades para estreitar relacionamento com potenciais clientes, receber mais visitantes em seu site e, consequentemente, viabilizar vendas.
Assim, é possível notar que o Pinterest é algo um pouco diferente do que estamos acostumados a ver nas redes sociais mais famosas existentes, e para que se tire o máximo de proveito de tudo que esta ferramenta pode trazer para o seu negócio é necessário entendê-la melhor. Nas estratégias de marketing digital ele é uma ferramenta poderosa para ajudar a aumentar o engajamento e as conversões do seu negócio.

Jornada do Consumidor
o Pinterest entra na vida do consumidor antes do evento sobre o qual ele pesquisa, logo no início do projeto, ou seja, quando o usuário ainda está na fase de planejamento, como por exemplo: uma viagem, a decoração de seu escritório ou quarto, na escolha de um look para uma ocasião importante etc.
Por conta do momento esta é a melhor janela para influenciar o consumidor, uma vez que ele ainda está em busca do que quer, sendo esta a melhor chance de lhe mostrar que sua marca é exatamente o que ele precisa. Esta característica, aliás, é a que transforma o Pinterest em uma ferramenta única: a sua relação de futuro com o usuário, uma vez que todas as outras redes sociais trabalham com o momento presente ou passado do indivíduo. Dito isso, consequentemente a sazonalidade é um fator a ser levado muito em consideração quando se produz conteúdo para o Pinterest, já que as pesquisas sobre datas comemorativas (Natal, Carnaval, Halloween etc) começam até 2 meses antes, de acordo com o que apontam os relatórios de pesquisa divulgados pela empresa.
Categorias mais buscadas
os mais variados assuntos podem ser encontrados no Pinterest mas existem algumas que, particularmente, fazem mais sucesso como: comida e bebida, decoração, saúde com ênfase em exercícios, moda (feminina e masculina), pais e filhos, viagens, pets, faça você mesmo (DIY) e beleza.

Então Como Usar o Pinterest A Favor do Seu Negócio?
começar no Pinterest é bem simples: basta criar uma conta Business para sua marca (seu site, blog ou e-commerce), ou converter uma conta comum que você já possua. É tudo gratuito e uma série de recursos para negócios é liberado como, por exemplo, o Analytics, ou seja, as métricas da sua conta, o que vai te ajudar a medir seus resultados e traçar as melhores estratégias. A conta business contém suas informações como logo e nome do perfil, a descrição do seu negócio e o seu site, além das pastas com o conteúdo que você vai subir para o buscador.
Quando você adiciona uma imagem ou video ao Pinterest você está “pinando”, como se diz. A plataforma disponibiliza um Guia de Boas Práticas que é bem simples e te incentiva a colocar algumas informações nesta imagem/video para que ela seja melhor posicionada e exibida no Pinterest. O uso de palavras-chave é essencial para maior indexação e relevância de seu conteúdo, use-as em tudo que for fazer dentro do Pinterest.
Um Pin é criado para ser salvo, compartilhado e clicado dentro do Pinterest e por meio dele sua marca compartilha diversas possibilidades, inspira e ajuda as pessoas a planejarem um novo projeto. Ele contém um link embedado (que pode ser de um site, um blog ou um e-commerce), também um título e uma descrição.
Por não ser uma rede social propriamente dita, uma dica importante é: no Pinterest é mais importante o número de visualizadores mensais que o número de pessoas que te seguem, isso porque seu conteúdo, dentro da plataforma, pode ser mostrados para pessoas que sequer te seguem.
Como Seu Conteúdo é Mostrado
quanto mais engajamento seu conteúdo tiver, mais ele será mostrado. O que isso significa? Quando alguém está pesquisando conteúdo sobre festas infantis para a festa de seu filho de 4 anos, por exemplo, a plataforma mostrará para o usuário que está fazendo a busca conteúdo relevante referente à este tema. Desta forma, se seu conteúdo for relevante (daí a importância de criar um bom conteúdo) ele terá grandes chances de ser mostrado e então, quanto mais mostrado, mais retornará em novas buscas, criando assim um círculo virtuoso e aumentando, consideravelmente, o tráfego do seu site, blog ou e-commerce.

O Que É Necessário Para Ganhar Relevância no Pinterest/Formatos de Pins
para ganhar relevância, é necessário ter uma conta Business, criar conteúdo com a maior frequência possível (o ideal é diariamente, mas caso não seja possível, ao menos, toda semana) e atentar para as informações que cada pin deve conter, quais sejam, título, descrição e link, o que fará com que a plataforma indexe bem seu conteúdo.
Uma outra informação importante para sua empresa é conhecer os tipos de pin existentes e explorá-los ao máximo:
- Pin Padrão – apenas uma imagem
- Pin Carrossel – até 5 imagens em um único pin (ótimo para contar a história da sua marca)
- Pin Girafa – perfeito para tutoriais ou infográficos
- Pin de Video – por se tratar de uma novidade no Pinterest atrai bastante a atenção do usuário e promove um verdadeiro engajamento (ideal para aumentar a relevância da sua marca na plataforma)
- Pin de História – com até 20 páginas de imagens/videos e textos, proporciona mais maneiras de compartilhar ideias
Além dos Pins, um novo recurso que será bem útil às marcas, mas que ainda está sendo implantado, é o Shopping, no qual é possível subir seu catálogo de produtos para o seu perfil. No momento, a fase de teste está liberada apenas para marcas de moda e decoração, então se sua marca trabalha em um destes segmentos é possível entrar em contato com o Pinterest para pedir a liberação do recurso.
Uma última dica: como a grande maioria da audiência usa o Pinterest no celular, o ideal é que todos os pins sigam o formato vertical.
Concluindo
como você viu, o Pinterest é uma ótima ferramenta para alavancar o tráfego de seu site, blog ou e-commerce e para aumentar a relevância da sua marca. Mas para isso, é necessário que você já tenha um bom site, blog ou e-commerce, fazendo com que a plataforma trabalhe a seu favor. Hoje existem diversas marcas como Casa Cor, Tintas Suvinil, Food Network Brasil que usam o Pinterest como parceiro justamente para aproveitar todo seu potencial e gerar mais visualização e vendas para suas marcas. Aproveite esta oportunidade você também, e se precisar de ajuda entre em contato!