Por diversão ou mera vontade de dar um up no visual todos nós, que acessamos o Instagram diariamente, já usamos (e abusamos) dos filtros que se tornaram extremamente populares nos últimos anos.
Uma das redes sociais com maior número de usuários no mundo, o Instagram faz sucesso com suas constantes invenções e os filtros viraram uma mania tão grande que até celebridades de peso, como Kylie Jenner e grifes como Gucci e Saint Laurent fizeram suas versões que se tornaram hit imediato.
Atualmente é possível, para qualquer pessoa ou marca, criar seus próprios filtros de Instagram e fazer sua marca aparecer no mercado.
O Que São Os Filtros de Instagram
Os Filtros de Instagram geralmente são criados com o software Adobe Spark AR e usam o recurso de Realidade Aumentada (RA) que se constituem em efeitos gerados por computador sobre a imagem que você capta com sua câmera.

Como Os Filtros de Instagram Podem Ajudar Sua Marca a Aparecer
Os filtros podem funcionar como uma boa estratégia de Marketing Digital para seu negócio aumentando o alcance e o engajamento do público-alvo com sua marca. Esta nova ferramenta é uma ótima maneira de expor seu produto, mostrar sua personalidade, contar sua história, missão e valores, principalmente no Brasil, um país que possui altas taxas de engajamento, segundo afirma o próprio Instagram.
Uma boa dica para criar filtros que encantem os usuários é incorporar algo que tenha grande apelo com o público, como um mascote por exemplo, o que potencializa a chance de seu filtro viralizar, fazendo com que no momento em que os usuários postarem suas selfies usando seu filtro, sua marca seja exposta a pessoas que ainda não a conheciam, que começam a seguir e gerar engajamento real com seu produto ou serviço.
Usuários e Marcas Podem Criar Seus Próprios Filtros
Então Customizar um filtro para chamar de seu hoje já é uma realidade até comum, graças ao lançamento, no ano passado, da plataforma de criação em realidade aumentada Adobe Spark AR Studio, de uso aberto a todos, incluindo marcas, porém algum conhecimento de Design é necessário previamente. Disponível para Mac e Windows, após a criação do filtro basta aguardar a aprovação do Facebook e pronto, já pode ser publicado.
E Como Seu Público-Alvo Encontra Seu Filtro?
É possível deixar seu filtro disponível para os usuários na barra do menu do perfil, que fica acima do seu feed, ao lado do IGTV e abaixo das bolinhas nas quais se encontram os Destaques dos Stories. Uma call to action em forma de botãozinho vai instigar o usuário a “Experimentar”, então é só ele clicar e se gostar já é meio caminho andado pra ele se tornar um fã da sua marca. Além de experimentar, também é possível “Salvar” o filtro para usar sempre que quiser. 😀
Concluindo
Agora que você já sabe todas as vantagens ter e usar filtros no Instagram, entre em contato e vamos criar o seu próprio filtro de Instagram de forma simples e rápida. Entre em contato!