Podcasts já são produzidos em massa desde o início dos anos 2000 e nos EUA são um enorme sucesso, porém no Brasil essa mídia sempre foi vista como um nicho, mais voltado para o público nerd e antenado em tecnologia e cultura pop, o que nem sempre foi bem a realidade. Mas esta era a visão que a maioria das pessoas tinha sobre estes arquivos de áudio, que se assemelham a programas de rádio, porém digitais, que podem ser baixados quando o ouvinte quiser, quando bem entender. Podcasts podem abordar os mais variados temas, desde notícias até bate-papos e entrevistas, cursos de idiomas e divulgação de marcas através do marketing de conteúdo.
O nome Podcast vem da junção de iPod (o tocador de mp3 da Apple) + à palavra em inglês broadcasting, que significa transmissão de informação.
Em 2019 o Brasil viu um boom de podcasts e o início do uso desta mídia por parte de grandes veículos de comunicação, como renomados jornais e grandes redes de TV (que finalmente enxergaram o potencial desta ferramenta), as coisas começaram a mudar e o número de pessoas que começou a consumir esta forma de conteúdo aumentou exponencialmente.

Qual a vantagem dos Podcasts?
O Podcast é uma midia democrática, na qual a ideia primordial é que o conteúdo produzido gere liberdade para o ouvinte que escolherá quando, como e de que jeito ele ouvirá o programa. Aliás, este é o grande atrativo dos podcasts: a escolha do melhor momento para dar play naquele episódio que se quer tanto ouvir e são ótimos companheiros em atividades corriqueiras do dia a dia, como na ida e volta do trabalho, enquanto se lava louça, toma banho, correndo no parque etc.
E Por Quê Usá-los na Sua Estratégia de Marketing de Conteúdo?
Para quem já tem um site, blog ou e-commerce podcasts podem ser uma boa ajuda na construção da sua autoridade na internet, além de atrair tráfego para seus canais.
Um dos maiores trunfos dos podcasts é que seus ouvintes costumam ser extremamente fieis à mídia e seus produtores. Quem se torna fã de um determinado podcast normalmente assina o Feed (que é uma espécie de aviso ao ouvinte toda vez que um novo programa entra no ar) e ouve tudo, do início ao fim. Outro aspecto peculiar de podcasts é a mania que os ouvintes, quando gostam de um determinado podcast, têm: eles maratonam todos os programas já disponíveis, fazendo com que a cauda longa de um podcast seja grande, ou seja, trata-se de um conteúdo que não se perde com o passar do tempo e que continua gerando visualizações (aqui, no caso, downloads ou plays). Nota-se pelo que exposto, que é comum criar-se um laço de confiança e credibilidade entre podcasters e seus ouvintes.
Tudo isso faz com que o público de podcast seja altamente aberto e curioso ao que se veicula em um programa. Como o podcast tem uma possibilidade infinita de produção de pautas, uma publicidade não precisa ser, necessariamente, o bom e velho spot (que também funciona muito bem, é claro), aquele similar aos do rádio. O produto ou serviço do anunciante pode estar inserido organicamente no conteúdo do programa, de forma que, por muitas vezes, nem fique tão claro que se trata de uma publicidade. Um bom exemplo seria de um programa patrocinado por uma marca de jeans que conte a história do jeans.
Outro ponto a se destacar, que é mostrado por pesquisas especializadas da área (veja o infográfico abaixo), é o alto alto nível cultural dos ouvintes de podcast, o que faz com que este público seja altamente exigente, o que também é um fator importante a ser levado em consideração quando se quer atingir um público diversificado das mídias de massa.
Por fim, um outro porquê de se usar podcast em sua estratégia de marketing de conteúdo é que ele leva tráfego para seu site, blog ou e-commerce, como dito anteriormente, uma vez que ao descobrir seu podcast e se tornar um ouvinte assíduo, este usuário, com certeza, passará a acessar seu site e terá uma maior propensão em comprar seu produto ou serviço. Bacana, né?

Como Fazer e Onde Ouvir um Podcast?
Ouvir um podcast é muito simples: basta fazer o download de apps para smartphones como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts, para citar apenas os mais conhecidos. Todos estes aplicativos são plataformas de distribuição de podcasts e estão sempre a um clique do usuário. Tudo muito rápido, simples e intuitivo.
Já para fazer um podcast é necessário pontuar alguns aspectos:
- Hospedar um podcast em 2020 está totalmente diferente (e muito mais fácil) que antigamente. Em um passado mais distante falava-se em hospedar podcast no mesmo servidor de um site/blog, havendo assim a necessidade de se ter um site, pois o podcast utilizava uma estrutura de publicação que remetia às postagens em blogs;
- Hoje um podcast, para entrar no ar, não necessita mais da existência prévia de um site. É claro que esta estratégia é altamente recomendada por uma questão de indexação nos motores de busca, que darão mais visibilidade ao podcast e ao próprio site ou blog, sem falar nos casos em que o podcast passa a existir para alavancar as vendas de um produto ou serviço, os quais prescindem de um site/blog ou e-commerce;
- Diversos serviços gratuitos (que podem ter um upgrade por um valor baixo mensal ou até ser totalmente grátis, caso é o caso do Anchor) atendem bem à demanda de produção de um podcast, possuindo ótimo custo/benefício, uma vez que apenas com um celular na mão é possível produzir todo o programa, da gravação à edição, à trilha sonora e publicação. Adicione à isso tudo a distribuição automática dos podcasts nos agregadores, de forma simples e rápida. Existem exceções com os casos de empresas que seguem rígidas regras de compliance e que não podem ter seus podcasts hospedados em serviços de terceiros, visto que podem existir segredos industriais, além de questões de direitos autorias envolvidos, o que fará com que estas empresas precisem buscar um servidor dedicado para tanto;
- Além de tudo que foi dito, há ainda um fator bastante atrativo nesta mídia: seu custo relativamente baixo na estratégia de marketing, demandando basicamente apenas o profissional que será o host do programa, pessoa que deva ser alguém já com alguma experiência na área e boa comunicação, além de uma dicção competente.
Por fim, vale ressaltar que podcasts podem ser um ótimo canal para empresas que buscam uma comunicação interna mais efetiva e certeira, destinando o conteúdo produzido ao consumo de seus colaboradores apenas, funcionando, por exemplo, para treinamentos de equipes de vendas, informações para executivos etc. Nestes casos, a distribuição não fica à cargo de uma plataforma de streaming, mas sim de uma intranet.
Concluindo
Agora que você já sabe todas as vantagens de criar um podcast para seu negócio, conte com nossa expertise para te ajudar a realizar o seu projeto de forma simples e objetiva. Entre em contato!