Nos últimos anos muita gente ouviu que os blogs morreriam, afinal vinham sendo trocados pelas redes sociais e ninguém mais tinha interesse em acessar blogs. Terrível engano! O tempo passou e vem mostrando, cada vez mais, que ter um blog hoje é ainda, sim muito relevante. Neste post vamos falar porque ter um blog, em pleno 2020, é uma das apostas mais certeiras e importantes que você pode fazer em meio às suas estratégias de marketing digital, seja você uma pessoa física ou uma empresa.

Ter um Blog Aumenta Sua Autoridade na Internet
Ao contrário de quando começaram, lá no início dos anos 2000, blogs não são mais sinônimo de diário pessoal e atualmente se encontram em um nível altamente especializado. É possível encontrar blogs na internet sobre quase qualquer tema e é aí que entra a dica, caso você esteja pensando em começar um, escolha um nicho em que você seja bom e invista nisso, nada de tentar abraçar o mundo em seu blog. Especialize-se em algo. É a partir disso que um bom blog lhe dará autoridade em seu nicho e com este reconhecimento suas visitas crescem e, por consequência, suas vendas ou clientes, também.
Blogs São Excelentes Portfolios
Seja qual for seu ramo de atividade, blogs são excelentes portfolios. Se destacar no mundo atual está cada vez mais desafiador. Não basta ser um ótimo profissional, é necessário dizer para o maior número de pessoas possíveis que o é e nada melhor que uma boa ajuda da internet neste sentido. Presença digital hoje, é fundamental para mostrar o que você faz e porque faz, quais são seus valores e princípios, suas experiências e projetos já desenvolvidos. Para todas estas questões o blog é a melhor ferramenta que você pode utilizar. Mantendo uma frequência de postagens de forma concisa, você consegue passar para seus já clientes e aqueles potenciais tudo que é possível fazer por eles, de forma completa.
Blogs Geram Maior Visualização aos Olhos de Buscadores Como o Google
Se você já tem um site institucional ou um e-commerce, o blog será seu complemento perfeito, uma vez que é ele que trará mais visibilidade para os mesmos. A partir de suas atualizações, em artigos relevantes sobre seu ramo de atividade, os posts do blog serão indexados pelos buscadores como Google, Bing, Baidu etc, gerando tráfego para seu blog, que por sua vez, remeterá seus visitantes à sua página de vendas ou serviços. É muto mais fácil indexar um post de um blog e rankear entre bons resultados (quando um bom SEO é feito), que apenas um site institucional ou uma loja virtual.
Blogs Não Exigem Altos Investimentos
Com plataformas incríveis como WordPress disponíveis no mercado, o desenvolvimento de blogs não custa valores tão altos. Caso saiba produzir seu próprio conteúdo e entenda um pouco de SEO reduza, então, mais ainda o investimento. Outros custos necessários são domínio (que é pago apenas uma única vez ao ano) e hospedagem, ambas com valores bem acessíveis.
São Um Bom Canal Para Manter Contato Com Seu Público/Cliente
Por ter uma frequência de atualização maior que um site institucional e novo conteúdo sendo publicado assiduamente, blogs também acabam por facilitar o contato com o público e consumidores que podem, por este canal, facilmente tirar dúvidas, trocar ideias, dar sugestões etc, o que é excelente para estabelecer uma relação de confiança com estas pessoas.
Você Pode Ganhar Dinheiro Com Publicidade, Google AdSense ou Programas de Afiliados
Caso você não tenha intenção alguma de vender produtos ou serviços na internet, ainda assim pode usar um blog para ganhar dinheiro com venda de espaços publicitários, serviços de publicidade como Google AdSense ou programas de afiliados de grandes lojas do varejo (nacionais e internacionais). Para que isso aconteça é necessário que seu blog se torne uma autoridade no nicho sobre o qual você se dispôs a escrever, sendo reconhecidamente alguém que tenha uma boa reputação em seu meio. Falamos aqui dos famosos influenciadores. Atraia um grande volume de visitantes e cative uma audiência fiel que sua renda passará a advir de seu blog.
Algumas pessoas podem, no entanto, dizer que para isso, bastaria ter uma conta bombada no Instagram e que um blog se faria desnecessário, porém nunca se esqueça que uma conta em uma rede social não é sua, sendo que se um dia a rede social do momento vier a ser extinta, como ocorreu no passado com o grandioso Orkut, todo seu conteúdo morrerá com ela também e você não quer colocar todo seu árduo trabalho à perder, não é mesmo? Um blog é seu e apenas seu, enquanto você tiver o domínio e a hospedagem dele, saberá que ali será seu espaço.
Concluindo
Agora que você já sabe todas as vantagens de criar ou manter um blog para seu negócio, conte com nossa expertise para te ajudar a realizar o seu projeto de forma simples e objetiva. Entre em contato!
O fato de um blog ser realmente nosso enquanto as redes sociais são aluguéis é argumento imbatível. E também, ainda que as redes sociais não morram, nosso público-alvo pode migrar!
Muito bem colocado Deize, levando-se em consideração ainda que cada mídia tem seu público, é importante estar onde pudermos encontrá-lo. 🙂